Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. As solicitações de serviços médicos/hospitalares/odontológicas são feitas de forma presencial, ou através do envio de e-mail, pelo beneficiário ou o prestador executante. Utiliza-se como base a tabela CBHM, o ROL de cobertura da ANS e as DUTs publicadas pela agência.

  2. As guias de atendimento utilizadas seguem um padrão próprio do PAS – UFMS, não são do padrão TISS, vide modelos anexos. Quando a solicitação é feita em receituário médico, as informações são transcritas para os formulários correspondentes.

  3. Há uma lista de exames que são liberados sem a necessidade de auditoria médica e constam na lista do PAS-UFMS abaixo.

  4. Temos, a partir da Resolução número 6, de 13/08/2020, instituído o controle de procedimentos eletivos, com ou sem próteses, conforme documentos abaixo, onde temos três indicadores de controle, por beneficiário (20 por mês no máximo, por procedimento R$ 5.000,00 no máximo e R$ 200.000,00 por mês. (Esta regra deverá ser confirmada pela equipe do PAS-UFMS, pois apesar do normativo interno, não esta sendo aplicado).

  5. O PAS-UFMS permite a liberação de solicitações de médicos não credenciados, para execução em rede credenciada, mediante pedido em receituário, que é transcritos para as guias correspondentes usadas pelo plano.

  6. Para situações onde é identificado a necessidade de pericia presencial, o médico auditor realiza a mesma na sede do PAS.

  7. As coparticipações referentes aos serviços cobertos são calculadas manualmente e apontadas nas guias em papel, e são pagas pelo beneficiário diretamente ao prestador. O plano não cobra coparticipações dos beneficiários.

  8. A liberação efetive efetiva se dá pela aposição de carimbo com a informação de “LIBERADO”, e a negativa é feita pelo médico, preenchendo o campo correspondente na guia de solicitação ou por email, quando a mesma é encaminhada por este canal.

  9. Todo o processo deve ocorrer em 21 dias. contados a partir da data de entrada na sede do PAS-UFMS, contendo toda a documentação necessária para a analise médico/administrativa, para procedimentos eletivos.

  10. Existe uma lista de procedimentos pré-liberados, que não necessitam de autorização prévia (autorização automática, vide anexo).

View file
nameLista procedimentos pre autorizados não necessita regulação.pdf
View file
nameExemplo autorizacao por email.pdf
View file
nameGuia Tratamento Especializado.pdf
View file
nameGuia para procedimento ambulatorial.pdf
View file
nameGuia Internacao.pdf
View file
nameGuia de exames preenchida com participacao.pdf
View file
nameGuia de exame.pdf

FLUXO OPME
Em entrevista com a colaboradora Luciene Cristina, foi abordado o processo de autorização e regulação atual das solicitações de OPME.

  1. Todos as solicitações que contém pedidos de OPME devem obrigatoriamente passar por regulação médica.

  2. Após parecer favorável do médico auditor, ainda é realizada uma consulta a tabela SIGTAP - SUS para análise de pertinência técnica sobre o uso do material solicitado para aquele procedimento.

  3. Ao concluir a análise, é iniciado o processo de cotação, sendo necessário a tomada de preço com pelo menos três fornecedores, e o critério de escolha é sempre o menor preço. Todo o processo de cotação acontece via email, e as propostas seguem anexas ao mesmo, sendo necessário o preenchimento de um quadro de resumo.

  4. Todo o processo deve ocorrer em 21 dias. contados a partir da data de entrada na seda sede do PAS-UFMS, contendo toda a documentação necessária para a analise médico/administrativa.

...

FLUXO FISIOTERAPIA HOSPITALAR

  1. O processo de autorização segue o mesmo fluxo das demais guias, sendo que não limites para a quantidade de sessões a serem realizadas.

  2. Todas solicitações são analisas pelos médicos reguladores.

FLUXO ATENDIMENTO DOMICILIAR (NÃO É HOME CARE)

  1. O processo de autorização segue o mesmo fluxo das demais guias, sendo que não limites para a quantidade de sessões a serem realizadas.

  2. Todas solicitações são analisas pelos médicos reguladores.

FLUXO ODONTOLOGIA

Dr. Marco Antônio - Pericia Final - 067 996215885

Dra. Juliana - Pericia inicial

  1. Para inicio de tratamento odontológico, é necessário que o odontólogo, em um exame clinico inicial (consulta clinica) elabore o plano de tratamento, podendo usar inclusive formulário próprio do credenciado, fazendo a descrição detalhada do tratamento, contento código do procedimento, quantidade do procedimento, número do elemento dentário a ser tratado (numeração internacional, ex.: arcada, dente, face, etc.)

  2. O Plano de tratamento deverá ser apresentado o PAS-UFMS para avaliação por odontólogos (regulação), e caso não esteja em formulário deverá ser transcrito inicialmente pela equipe administrativa em formulário próprio, e após esta etapa, encaminhar para Pericia Inicial, podendo ser presencial quando solicitado.

  3. Após a liberação do plano de tratamento, a guia terá validade de 30 dias, contados da data de liberação.

  4. Os tratamentos deverão ser concluídos em até 90 dias contados a partir da data de liberação.

  5. Após a conclusão do tratamento, o mesmo deve passar por pericia final, podendo ser presencial quando solicitado, e as guias dos tratamentos deverão ser pagar até 60 dias após o termino tratamento.

  6. Os atendimentos de urgência não passam por pericia e nem por autorização prévia, devendo o credenciado justificar o atendimento e a caracterização da urgência.

  7. Existe uma tabela própria de odontologia (anexo)

View file
nameTabela Odontologica.pdf
View file
nameManual Odontologia.pdf

FLUXO PSICOLOGIA

  1. O processo de autorização segue o mesmo fluxo das demais guias, sendo que não limites para a quantidade de sessões a serem realizadas.

  2. Todas solicitações são analisas pelos médicos reguladores.

FLUXO AUDITORIA MÉDICA (REGULAÇÃO)

...